RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

Como sabemos, para exercer o direito ao voto a pessoa deve alistar-se em Cartório Eleitoral e fazer o documento chamado de Título de Eleitor. A partir do alistamento o brasileiro torna-se cidadão.
Para alistar-se a pessoa tem que ter mais de 16 anos, porém somente é obrigatório aos maiores de 18 e aos que tenham menos de 70 anos.

Nossa cidade está passando por um momento histórico!! Desde 1986, Sorocaba não realiza uma revisão de eleitorado. A partir de 08 de maio de 2017 iniciou-se esse processo em nossa cidade. Isso é feito para verificar quantos eleitores realmente a cidade tem e se esses eleitores estão cadastrados regularmente, evitando assim possíveis fraudes. Além disso, o sistema eleitoral se modernizou, tendo agora cadastro totalmente digital, coletando a assinatura e foto eletronicamente e o mais importante, as digitais de cada eleitor são registradas para possível conferência.

Para alistar-se o eleitor deve comparecer portando documentos fundamentais para a realização do cadastro:

* Documento oficial com foto (RG., Carteira de trabalho, Identidade Funcional) ou Certidão de Nascimento / Casamento
*CPF
* Alistamento Militar para homens com 18 anos ou mais
* Comprovante de residência no próprio nome ou de seus pais (em caso de ser em nome de marido/esposa, trazer certidão de casamento. Se em nome de locador, trazer contrato de locação)

Em caso de revisão ou transferência de título de eleitor não se faz necessário a apresentação do alistamento militar.

Por se tratar de Revisão de Eleitorado, todas as pessoas que tenham título de eleitor são obrigadas a comparecer ao Cartório Eleitoral, inclusive eleitores maiores de 70 anos (eleitores com voto facultativo).

Em caso de não comparecimento ao Cartório Eleitoral, o título de eleitor será cancelado, o que acarreta problemas para fazer ou renovar passaporte, cancelamento do CPF, suspensão de recebimento de benefício do INSS, não participar dos programas sociais do governo, não poder assumir cargo público, etc.

Os locais de atendimento ao eleitor são:

*Cartórios eleitorais – Praça da Maçonaria s/n – em frente ao Colégio Salesiano (transporte – todos os ônibus do ponto A do terminal São Paulo) – segunda à sexta – 12h às 18h
*Poupatempo – Ao lado do terminal São Paulo –segunda à sexta – 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h (NÃO PRECISA DE AGENDAMENTO)
* Shopping Iguatemi –segunda à sexta 9h às 18

 O atendimento deve ser agendado pelo site:

www.tre-sp.jus.br

Share

Foto de perfil de Aprh News

Realiza a moderação do Portal APRH Digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *